Arremessos e Lançamentos

O que é?

Arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível.

Lançamento é que durante o arremesso o peso é empurrado enquanto que no lançamento os objetos são projetados de maneira diferente.

Regras:

Arremesso de peso: O peso é uma esfera de ferro fundido e de chumbo, ou ainda de bronze, com 12 cm de diâmetro. O peso varia com a modalidade: no masculino tem 7,26 kg, e no feminino, 4 kg, e a esfera tem diâmetro um pouco menor. O arremessador se posiciona na área do arremesso, que é circular e tem pouco mais de 2 m de diâmetro.

Lançamento do Martelo: O martelo é um aparelho composto por uma bola, presa a uma alça por um arame. Seu tamanho total não deve ultrapassar 1,2 m e seu peso é variável de acordo com a categoria: no masculino pesa pouco mais de 7 k e no feminino 4 kg.

Curiosidades:

O arremesso de peso foi integrado aos jogos olímpicos em 1896 em Atenas, porém as mulheres só começaram a competir em 1948. No século XVII, soldados ingleses também organizaram competições de lançamento de balas de canhão no seu tempo livre.

O Lançamento existe desde a Grécia Antiga, o lançamento de disco foi introduzido no programa olímpico desde os primeiros Jogos em Atenas 1896; para as mulheres, foi introduzido em Amsterdã 1928.

Atletas famosos:

Arremessos de peso: William Braido (SP) e Douglas Pires Ataíde (SP).

Lançamentos: Barbora Spotáková.

Publicado por: Maria Eduarda e Nadyne.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s