Corrida de Pistas

Essa modalidade pode ser subdidivida em:

  • Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
  • Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
  • Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
  • Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
  • Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto.
  • Maratona: É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.

Salto

Essa modalidade tem como subdivisões:

  • Salto em altura: Também conhecido como salto vertical. Nessa modalidade, o atleta deve correr por uma pista uma distância mínima de 20 metros e, com o auxílio de uma vara, deve saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta. O vencedor é aquele que conseguir dar o maior deles.
  • Salto em distância: Também conhecido como salto horizontal. Nesse tipo de salto, o atleta deve correr em uma pista por aproximadamente 40 metros e, em seguida, realizar um salto. Esse salto, deve ser feito antes de uma marca estabelecida. O vencedor é aquele que conseguir alcançar a maior distância na areia.

Lançamento

Os lançamentos podem ser de martelo, de peso, de disco ou de dardo. As massas dos objetos em questão são variáveis, de acordo com o gênero do competidor. Em geral, os lançamentos são feitos no interior das pistas de corrida. Os vencedores, obviamente, são os competidores que mais se aproximarem do alvo determinado ou que conseguirem fazer os respectivos objetos alcançarem a maior distância.

Curiosidades:

1. Curiosidades sobre corridas: a 1ª da humanidade

Segundo registros, a primeira competição esportiva da história da humanidade aconteceu na cidade de Olímpia, na Grécia. Realizada no ano de 776 a.C., os jogos eram uma prova de atletismo de 200m, chamada pelos gregos de stadium.

2. Maior velocidade já atingida pelo homem

A maior velocidade que um ser humano conseguiu atingir correndo foi de 43,9km/h. Na realidade, apenas dois homens conseguiram a façanha. O primeiro a aingir o recorde foi o norte-americano Maurice Greene durante uma competição disputada em Roma no ano de 1999. O segundo? O maior corredor da história. Usain Bolt, em 2008, quase dez anos depois.

Uma outra curiosidade: Bolt precisou dar o total de 21 passos para alcançar essa velocidade inimaginável para nós, meros mortais.

E você, já mediu o quanto consegue atinigir de velocidade máxima em seus treinos intervalados?

3. Tribo dos maratonistas

Sim, é isso mesmo. Essa é umas das curiosidades sobre corridas que nem imaginamos. E tribo não é aquela galera que você ama se reunir para treinar. No Quênia, existe uma tribo chamada Kalenjin e nela nasceram doze dos 20 melhores corredores de maratonas do mundo. Esses corredores já dominam o mundo das corridas de rua há pelo menos 20 anos.

Já ouviu aquele ditado que diz que a união faz a força? Pois é. A tribo Kalenjin costuma treinar em grupo, sempre fazendo grandes distâncias, muitas vezes equivalente a uma maratona por dia.

Uma das cidades onde essas tribos mais se reunem é Bekoji. Ela foi inclusive foco de um documentário chamado Town of Runners. Uma cidade probre e com pouco mais de 15 mil habitantes, mas que produziu uma série de medalhistas nos últimos anos.

Todos os dias, em geral às 6 horas da manhã, diversos corredores se encontram nas colinas que circundam a cidade para treinar em grupo.

4. Senhor maratona

Stefaan Engeels, um corredor belga, é o responsável por estabelecer o recorde de mais maratonas corridas em dias consecutivos. 365 provas foram completadas na sequência, em 2011, no auge dos seus 49 anos. Uma maratona para cada dia do ano. Haja disposição!

Uma curiosidade bem interessante sobre Stefaan é o fato dele (infelizmente) não se preocupar muito com sua alimentação para correr. Ele é um grande fã de batata frita, chocolate e cerveja, e não abriu mão nem nos períodos mais difíceis desse recorde.

5. Uma curiosidade sobre pressão sanguínea

Quando corremos, nosso coração consegue bombear sangue a uma pressão tão alta, que é capaz de esguichar sangue a uma altura de 10 metros. Ou seja, em nossas veias e artérias, durante uma corrida, o sangue corre a todo vapor.

Essa mudança que ocorre em nosso corpo que produz esse alto volume é em função do aumento da cavidade ventricular. É como se o seu coração fosse uma bexiga, que conseguisse se expandir com mais facilidade, armazenando maiores volumes de sangue para serem bombeados para o corpo.

Outra mudança é o aumento do número de capilares, que atuam como os “entregadores” de sangue e oxigênio para o músculo. Dessa forma, seu sistema cardiovascular ganha potência e força.

6. Perda de peso

Com certeza sabemos o quanto treinar corrida ajuda na perda de peso. Mas para isso, um certo esforço é necessário. Quer queimar as calorias que adquirimos ao comer aquele fast food? Para um homem médio, são necessários 55 minutos de caminhada a uma velocidade de 8km/h

É claro que existem diversas formas de queimar mais calorias durante o dia, principamente em ações cotidianas, como subir escadas regularmente, caminhar com mais frequências e usar opções como bicicletas como meio de transporte.

Uma curiosidade: o sobrepeso no Brasil, desde a década de 70 para cá, aumentou por volta de 35%. Importante reforçar que antigamente não existia a cultura de espaços fechados para atividade física, como academias, salas de spinning, dentre outras modalidades.

Mas como o número era bem menor mesmo sem essas opções. A resposta é simples: movimento. As atividades de lazer e o cotidiano tinha muito mais movimento do que hoje. Interessante, não?

7. Curiosidades sobre corridas: Idade para correr

As corridas são atividades realmente democráticas. Qualquer pessoa pode começar a praticar. E isso inclui pessoas que já estão em uma faixa etária mais avançada. Um grande exemplo é o indiano Fauja Singh. Ele resolveu começar a correr aos 89 anos. E pegou gosto pela coisa. Tanto gosto que seguiu correndo e se tornou o homem mais velho do mundo a completar uma maratona.

Nascido em 1911, completou a prova em 2011, um século depois!

8. estilos de corrida

Em competições, é comum vermos atletas correndo atrás de outros competidores que estão na frente. E isso tem um bom motivo. Quando um atleta se mantém cerca de um metro atrás de outro, em uma velocidade de 6m/s, ele consegue reduzir o seu gasto energético em 7%. Nesse ritmo, o corredor consegue poupar um segundo a cada 400m de trajeto.

publicado por: Nina e Beatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s